Código: | OP00026 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LEIC1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Carolina Glória de Almeida Guerreiro da Silva |
Inglês
Este programa tem como base as indicações relativas ao nível C1, de utilizador avançado, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Tem-se em atenção os itens de compreensão oral, leitura, interação oral, produção oral e escrita.
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- Compreender um vasto número de textos longos e complexos, e reconhecer o respetivo significado implícito.
- Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar palavras ou expressões adequadas.
- Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
- Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (incluindo cartas) sobre assuntos complexos, mostrando domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Seguidamente, apresenta-se uma lista com exemplos de temas e outra lista com exemplos de tarefas para serem trabalhados a nível C1, de utilizador avançado, do QECR.
Temas: novas formas de comunicação; política e eventos mundiais; trabalho; lazer; ambiente; educação; desporto; arte; cultura; ciência; sistemas jurídicos; etc.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas e emails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho; projetos; etc.
Os conteúdos programáticos estão articulados com os objetivos da unidade curricular uma vez que estão definidos em função de um conjunto de tarefas comunicativas em torno de um tema, e não com listas de estruturas gramaticais ou de vocabulário. Deste modo, a língua é praticada em contextos significativos, desenvolvendo os objetivos da unidade, que são definidos em termos do uso da língua, ou seja, de acordo com as competências a que o estudante deve alcançar na língua.
A metodologia de ensino adotada, de caráter teórico-prático, tem em conta que a aprendizagem de uma língua é global, centrada no estudante e apoiada em temas e tarefas.
O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação, que pode ser mais ou menos complexo em função do conjunto de atividades sequenciais em que se integra. Prevê-se assim o uso de atividades de grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder adequadamente às necessidades e interesses dos estudantes.
A orientação tutória destina-se a auxiliar os estudantes a ultrapassar as suas dificuldades nos trabalhos e no progresso linguístico.
As metodologias de ensino estão delineadas de uma forma articulada com os objetivos de aprendizagem, a fim de que estes sejam concretizados. O processo de ensino-aprendizagem é baseado na realização de tarefas comunicativas associadas a um tema. Os estudantes aprendem a usar a língua inglesa praticando-a efetivamente na aula e realizando atividades.
Para a concretização dos quatro objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos, contribuem o ensino teórico prático, a orientação tutória, o estudo e a avaliação.
A avaliação da UC será efetuada em conformidade com os elementos que a seguir se indicam.
A. Avaliação contínua (10%):
- Relativa à assiduidade;
- Relativa à oralidade (participação nas atividades da aula, em debates, discussões, etc.);
- Relativa à escrita (realização de trabalhos de compreensão e expressão escrita, de enriquecimento vocabular e/ou gramatical, individuais ou em grupo).
B. Avaliação sumativa:
- Trabalho de pesquisa em grupo e sua apresentação oral (30%);
- Testes (60%).
Em alternativa à avaliação contínua e sumativa, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar com a docente formas individuais de participação e avaliação até ao final da primeira quinzena do semestre.
É obrigatória a presença em 75% das aulas.
Cambridge Advanced Learner's Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press.
Collins COBUILD Advanced Learner’s Dictionary. London: HarperCollins.
Cunningham, S., Moor, P. & Bygrave, J. (2013), Cutting Edge: Advanced Student's Book (Third Edition). Harlow, England: Pearson Education Limited.
Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use (Third Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Longman Dictionary of Contemporary English. For Advanced Learners. London: Pearson Longman.
Murphy, R. (2012). English Grammar in Use (Fourth Edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Oxford Advanced Learner's Dictionary. Oxford: Oxford University Press.
Webgrafia – Dicionários de língua inglesa online
http://dictionary.cambridge.org/
https://www.collinsdictionary.com/
http://www.ldoceonline.com//
https://www.merriam-webster.com/
http://www.oxfordlearnersdictionaries.com/
http://www.thefreedictionary.com/
Espera-se que os estudantes sejam capazes de usar a língua para fins pessoais, sociais e académicos, de modo avançado, a um nível que corresponde a C1 do QECR.
|